Hola Chicas!! Saudades de vocês e desculpas pela demora! Mas agora que a Copa acabou, vamos adoçar o paladar que, para alguns ainda esta amargo… A receita de hoje é muito especial e muito boa!! Alguns dos motivos pelos quais eu AMO esta receita são: 1. É uma homenagem ao lugar que eu me especializei em confeitaria. 2. É uma alternativa ao cheesecake. 3. Todo mundo que provou repetiu. Servida quente ou fria ela fica ótima!

Torta de ricota é uma sobremesa que não tem erro e surpreende. Lá na Argentina é uma torta muito comum no chá/café da tarde ou para acompanhar “unos mates”. A preparação é bem parecida ao cheesecake mas leva mais ricota do que cream cheese e você pode cobrir com geléia se quiser. A base é feita com uma massa “quebrada” e não com biscoito.

Dado importante: A massa quebrada deve o seu nome à consistência quebradiça que adquire depois de cozida. Deve ser trabalhada rapidamente. Os elementos são apenas misturados uns aos outros no princípio da preparação e só são amassados depois de adicionado o líquido recomendado (água, vinho, leite ou natas).

As 4 massas básicas são: brissé, sucré, sablé e frolla. No Brasil estas denominações são pouco conhecidas e normalmente se usa a massa “podre”, mas se você gosta de apreciar texturas, sabores e ainda aprender sobre o padrão francês de diferenciar uma massa quebrada, é bom conhecer cada uma. Hoje vou te ensinar a fazer a massa frolla.

Flag_of_Argentina.svg_

Vamos a Receita!

INGREDIENTES

Massa Frolla:

Manteiga (1) 100 gr de manteiga

foto_emb_acucar 120 gr açúcar

Ovo 1 ovo

Curso-021 200 gr de farinha

fermento 10 gr de fermento em pó

Recheio:

ricota2 500 gr de ricota

Cream-cheese 250 gr cream cheese

foto_emb_acucar 150 gr de açúcar

Ovo 3 ovos

prod_17117 15 gr de maisena

imagem_copo_leite 50 ml de leite

PREPARO 

1. Misture a manteiga com o açúcar e o ovo (eu estava fazendo a receita em dobro, por isso 2 ovos na foto!). Quando estes ingredientes estiverem todos bem integrados, peneirar a farinha junto com o fermento por cima. Unir os últimos ingredientes com as mãos de forma suave, sem mecher, apenas juntado a massa. Se você “amassar” esta mistura sua massa ficará com textura de bolo e não de biscoito.

2. Quando a massa estiver unida, coloque-a na bancada coberta com filme, você poderá estirar a massa com a mão 2 vezes para ver se ficou alguma farinha sem integrar. Use o mesmo filme para cobrir a massa e leve a geladeira por pelo menos 2 horas.

foto

3. Duas horas depois…Aqueça o forno à 180°.  Retire a massa da geladeira, estire a massa com um pau de macarrão e forre uma forma de torta. Leve ao forno por uns 10 – 15 minutos, a massa deverá ainda estar branca, só pré-cozida. Retire do forno para receber o recheio, mas deixe o forno ligado.

4. Com os ingredientes do recheio, todos em temperatura ambiente, comece a fazer o mesmo. Separe bem a ricota e adicione o cream cheese, o açúcar e os ovos (se quiser tambem pode colocar raspas de laranja ou limão e essencia de baunilha). Diluir a maizena no leite e adicionar a mistura.

5. Se você quiser uma massa bem lisa, pode bater a preparação com um mix (eu acho mais prático que uma batedeira ou liquidificador e suja menos)

image (1)

image (2)

 

6. Coloque a preparação sobre a massa e leve ao forno por 40 – 60 minutos. A textura deve ser consistente e dourada.

 

image (4)

Se preferir uma montagem mais chic e impressionar as visitas, pode fazer em forminhas pequenas de sufle para serem servidas individualmente.

Sirva quente ou a fria. Eu sugiro com geléia de framboesa ou maracujá. E buen provecho!!

Besos chicas!