Ontem eu falei para vocês que estou saindo de férias hoje, né? Enquanto estava arrumando minhas mochilas (mochilão e uma mochila pequena que será minha bagagem de mão)  me dei conta de uma dúvida muito frequente: O que levar e como levar líquidos na bagagem de mão em vôos internacionais.

IMG_6114

Primeiro vamos ver “o que levar”

É preciso entender bem quais são os artigos considerados líquidos ou que estão neste grupo:

  • água e outras bebidas (eventualmente alcoólicas), xarope, sopa
  • perfumes
  • géis, cremes, loções, aerossóis, sprays
  • artigos de toilette incluindo pasta dos dentes, desodorante (também do tipo roll-on), brilhos, gloss ou hidratante labial, cera de cabelo, espuma da barba, maquiagem fluida como base, primer, rímel, etc.

Exceções:

  • medicamentos e suplementos dietéticos para utilização durante a viagem (= vôo e permanência no estrangeiro)
  • elementos térmicos (ice packs) para o transporte seguro de medicamentos
  • alimentos para bebês para utilização durante a viagem

Você deverá apresentar separadamente os artigos abrangidos por estas exceções no controle da bagagem de mão. Esses artigos não têm de estar contidos num saco transparente e não existem limites de quantidade. No caso de medicamentos, apresente também a receita médica e uma declaração do seu médico justificando o uso desta medicação.
Atenção mamães: na sua bagagem de mão pode transportar água fervida (para misturar com leite em pó) em quantidade não superior a 100 ml.

O que levar na embalagem transparente?

IMG_6109

Eu sempre levo comigo na bagagem de mão, alguns produtinhos básicos “de sobrevivência” que vou usar no avião ou durante o período de espera de vôos. Portanto, não pode faltar: produtinhos para as mãos como, gel desinfectante, sabonete líquido e um bom hidratante, mas que não seja melequento. Eu gosto de levar também um hidratante facial e uma água termal. Por causa do ar-condicionado, a pele fica hiper ressecada, principalmente em vôos muito longos, como este que vou fazer da Holanda para Bolívia.  Também levo desodorante, hidratante labial, pasta de dente e escova. 

Em vôos muito longos eu não gosto de viajar maquiada. Prefiro sempre ir o mais clean possível para não cansar a pele. Mas quando os vôos são mais curtos, com até 5 horas de duração, eu gosto de levar algumas coisinhas de maquiagem como: pó facial, um gloss ou batom. O resto não precisa ir na bagagem de mão, até porque, neste caso, eu já sairia de casa maquiada, e estes produtinhos de maquiagem são apenas para retoque.

Para montar seu “kit sobrevivência” na sua embalagem transparente, minha sugestão é: compre produtos em miniatura. Muitas lojas e farmácias vendem produtinhos em tamanho mini que são ótimos para levar na bolsa e em viagens.

Se não tiver aí na cidade onde você mora, você pode comprar pela internet. Tem um site chamado 3floz.com. Nele são vendidos produtos de beleza apenas em tamanhos miniaturas. Pode ser entregue em todo o Brasil e também  informam por email os detalhes da compra e o valor do frete.

Outra opção é comprar um travel kit. Trata-se de um kit de viagem que obedece os padrões exigidos para líquidos na bagagem de mão. Vem em uma embalagem transparente, com alguns vidrinhos para colocar os seus líquidos, cremes, etc.

6-300x225

Caso você não consiga comprar um travel kit, reutilize embalagens pequenas de produtinhos que você tenha em casa e que já acabaram ou que você não use mais. Daí, providencie um saquinho do tipo ziploc e guarde tudo dentro.

É interessante identificar o vidrinho com nome do produto e quantos ml ele tem. Isso vai lhe ajudar a controlar a quantidade que poderá levar na sua bolsinha transparente.

Agora vamos ver “como levar”

A ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) sugere consultar a empresa aérea sobre o sistema de bagagem de mão adotado no país de destino. Mas normalmente as regras adotadas na maioria dos países são as mesmas.

Em voos internacionais, existem restrições quanto a transporte de líquidos em bagagem de mão:

Todos os líquidos, inclusive gel, pasta, creme, aerossol e similares, devem ser conduzidos em frascos com capacidade até 100 ml e colocados em embalagem plástica transparente, vedada, com capacidade máxima de 1 litro, não excedendo as dimensões de 20 x 20 cm.

security_liquid

Fique atento ao limite da embalagem plástica transparente que deve ser de abrir e fechar. Ou seja, a embalagem plástica deve ser do tipo ‘ziploc’ ou com ziper. Cada passageiro poderá levar apenas 1 embalagem plástica. As quantidades de líquidos não permitidas são confiscadas e destruídas pelas autoridades aduaneiras.
Você pode levar o seu próprio saco plástico de casa, desde que esteja de acordo com estes requisitos.

Controle de bagagem de mão no aeroporto
Nos pontos de controle da bagagem de mão do aeroporto, você deverá mostrar ao funcionário da segurança o saco plástico transparente com as embalagens com líquidos para controle. As embalagens devem caber bem no saco de plástico e o saco deve estar fechado.

Bem, eram essas as minhas dicas! Espero ter esclarecido algumas dúvidas.

Bezu!